NOSSAS REDES

ACRE

Como pode a Grã-Bretanha planear o seu futuro quando está tão profundamente atolada na lama? Capacitar os cidadãos | João Harris

PUBLICADO

em

John Harris

No alguém realmente previu que isso aconteceria, mas aqui estamos nós, no meio do que passa por um debate divisor de águas sobre a morte assistida, centrado nos adultos com doenças terminais do deputado trabalhista Kim Leadbeater conta (fim da vida)e as enormes questões morais e práticas que o rodeiam.

As notícias do fim de semana foram repletas de opiniões de pessoas que conseguem falar alto o suficiente para serem ouvidas: três ex-diretores de processos públicos (todos a favor), um antigo arcebispo de Cantuária (idem) e os profissionais de saúde agrupados no Associação de Medicina Paliativa (contra, porque legislar para permitir a morte assistida corre o risco de ignorar “a falta de serviços especializados de cuidados paliativos adequadamente financiados”).

Entretanto, os apoiantes de Leadbeater mantêm-se fiéis ao seu ponto básico: que depois de anos de legislação falhada e terrível sofrimento humano, o projeto de lei finalmente abre caminho para uma mudança limitada, mas há muito esperada, apoiada por um maioria do público.

Longe de todo o barulho e calor da discussão, você pode ver a história de uma maneira um pouco diferente. Um dos aspectos mais notáveis contas de membros privados é que lhes pode ser concedido tempo legislativo apenas com um título vago: o segunda leitura deste está agendado para 29 de Novembro – e poderá entrar no estatuto no início do próximo ano – mas o seu conteúdo ainda não foi publicado. Os seus apoiantes insistem que tem havido anos de debate sobre a morte assistida – mas não no contexto de uma mudança aparentemente iminente na lei (só agora, por exemplo, é que estamos ouvindo os médicos que pensam que poderá ser necessário um novo “serviço de morte assistida” do NHS).

Então, por que a pressa? Tudo se deve ao fato de Leadbeater ser um dos 20 deputados escolhidos aleatoriamente para pilotar a sua própria legislação, e o facto de o primeiro-ministro, Keir Starmer, ter sido empurrado para dando tempo para a conta dela por meio de uma promessa que fez à radialista Esther Rantzen, que tem câncer de pulmão incurável. “Estou muito satisfeito por poder, por assim dizer, cumprir a promessa que fiz”, disse ele.

Se outras perspectivas podem agora entrar em jogo depende do funcionamento misterioso do sistema de comissões parlamentares e de quem os deputados e pares escolhem ouvir. E um aspecto muito estranho desta história é incontestável: embora existam vozes importantes – como as das pessoas com deficiência – que provavelmente sinta-se excluídooutros têm direito a um nível de envolvimento inacreditável. Eles incluem membros da Câmara dos Lordes como Evgeny Lebedev, proprietário do London Standard, o ex-jogador de críquete Ian Botham e o bom e velho Andrew Lloyd Webber.

Essas pessoas podem ou não falar num debate, ou mesmo votar. Mas outros certamente o farão – nomeadamente os 26 bispos e arcebispos da Igreja da Inglaterra quem senta na câmara alta. O papel deles é estranho. Porque não só representam um grupo religioso que agora tem menos de 700.000 adoradores semanaismas a maior parte de seu rebanho encolhido realmente parece voltar mudando a lei. Ainda assim, esses anglicanos seniores estão prestes a provocar um fedor bastante hostil.

Muitos ativistas pró-Leadbeater argumentarão que é melhor manter os olhos no prêmio e ignorar todas as bobagens excêntricas necessárias para vencer. Mas, ao lançar luz sobre o horror do nosso processo legislativo, esta história demonstra certamente não só por que é pouco provável que o actual debate faça justiça a qualquer um dos argumentos sobre a morte assistida, mas também as razões pelas quais tantos outros aspectos quebrados e não resolvidos da nossa a vida nacional permanece nesse estado.

A deputada trabalhista Kim Leadbeater (centro) com os ativistas da Dignidade na Morte reunidos na Praça do Parlamento em apoio ao projeto de lei da morte assistida, 16 de outubro de 2024. Fotografia: Lucy North/PA

Os governos tendem a ser avessos ao risco – e cautelosos em relação a questões grandes e complicadas. Há oito anos, o facto de David Cameron ter decidido afastar-se das responsabilidades de liderança e submeter uma dessas dores de cabeça a um voto binário desencadeou o desastre do Brexit. Agora, o facto de não termos meios fiáveis ​​de acolher conversas informadas, matizadas e devidamente responsáveis ​​sobre muitas áreas da política torna-as ainda mais confusas. O resultado: enormes problemas continuam a acumular-se, criando a sensação de um país que cada vez mais não funciona e que está demasiado paralisado pelo medo para fazer alguma coisa a respeito.

Todos nós conhecemos a lista. Tal como a morte assistida, algumas das questões envolvidas são aquelas que os governos aparentemente não ousam abordar – mais obviamente leis sobre drogas que não são apenas absurdos, mas extremamente prejudiciais socialmente. Mas outros destacam algo possivelmente ainda mais disfuncional: problemas sobre os quais os políticos falam muito, mas nunca conseguem lidar.

Este governo é o mais recente adiar a reforma de um modelo de assistência social adulto em ruínas. Esse problema está parcialmente enraizado no facto de o nosso arquipélago aleatório de governos regionais e locais ser uma confusão desconcertante e subfinanciada, cheia de conselhos falidos ou quase falidos, algumas áreas que elegem presidentes de câmara e outras não, e um imposto municipal arcaico que Westminster não tocará.

E assim os problemas continuam. Temos um serviço policial que parece saltar de crise para desgraça sem nenhum sinal real de quaisquer respostas sistêmicas. E mesmo com o agravamento da emergência climática, ainda não existe consenso sobre a forma como a nossa sociedade e a nossa economia precisam de mudar para lidar com ela.

Existem formas tradicionais de tentar progredir em circunstâncias difíceis: um governo cria um comissão real ou inquérito oficial conduzido por um perito ou mediador de confiança, que depois faz recomendações que os ministros têm o dever de aceitar. Mas talvez, hoje em dia, estejamos demasiado desconfiados das supostas elites para que essa abordagem realmente funcione. Há também o problema de as propostas de tais organismos serem ignoradas: veja-se o discurso do economista Andrew Dilnot recomendações sobre assistência social – segundo o qual ninguém teria de pagar mais de 30% das suas poupanças e bens para satisfazer as suas necessidades – que circularam por Westminster sem sucesso há quase 15 anos.

Noutros lugares, fala-se agora constantemente sobre a utilização de assembleias de cidadãos, com base no entendimento de que quando as pessoas ouvem diferentes pontos de vista e partilham a companhia umas das outras, problemas aparentemente intratáveis ​​começam a tornar-se solúveis.

Há seis anos, graças à criação na Irlanda, em 2016, de um sistema extremamente importante assembleia oficial de cidadãosfoi assim que aconteceu uma mudança que definiu uma era no aborto. Como uma conta depois coloquei: “Foram necessários apenas 99 cidadãos comuns para ajudar a quebrar anos de impasse político e chegar a um consenso sobre esta questão altamente polarizadora.”

As assembleias subsequentes exploraram o uso de referendos, uso de drogasuma sociedade em envelhecimento e as implicações políticas das alterações climáticas. Tudo isto tem o cheiro do futuro político – que é uma das razões pelas quais, no Reino Unido, muitos activistas verdes insistem que uma acção climática significativa só se tornará politicamente possível se uma assembleia de cidadãos estiver no centro das decisões relevantes.

Entretanto, a história do projecto de lei de Leadbeater confirma certamente uma coisa que não deixa margem para dúvidas. Quer ela tenha sucesso ou não, este deverá ser o último grande impulso para a mudança social que envolve uma mistura de acidentes, encontros de políticos seniores com pessoas famosas e clérigos e pares deliberadamente nomeados com mais voz do que pessoas que precisam de ser ouvidas.

Já é tempo de termos um sistema de tomada de decisão colectiva do século XXI; sem ele, os problemas que tanto aterrorizam os nossos políticos só irão piorar.



Leia Mais: The Guardian

Advertisement
Comentários

Warning: Undefined variable $user_ID in /home/u824415267/domains/acre.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/comments.php on line 48

You must be logged in to post a comment Login

Comente aqui

ACRE

Ufac faz cerimônia de entrega de diplomas médicos do Revalida — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Nathalia Oliveira, Ufac 2026.10.02.jpeg

A Ufac realizou a cerimônia de entrega da revalidação de diplomas médicos expedidos por instituições de ensino superior estrangeiras, referentes à edição 2025.2 do Revalida. O Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (Nurca) relaciona 67 certificados disponíveis para retirada. O ato ocorreu nesta sexta-feira, 2, no Nurca, campus-sede, e contou com a participação do reitor Josimar Ferreira.

“É inédito para nossa universidade fazer um ato que representa a entrega dos diplomas”, disse Josimar. Ele ressaltou a rapidez com que o processo foi concluído pela equipe do Nurca e pediu aos médicos que retribuam à sociedade com ética e acolhimento no atendimento, além de afirmar que a entrega demonstra o papel da universidade no reconhecimento daqueles que se formaram fora do Brasil.

Segundo o diretor do Nurca, Lucas de Araújo Moura, a Ufac realiza revalidações há alguns anos, mas as entregas dos certificados aconteciam de forma avulsa. Ele explicou que a proposta do ato simbólico foi atender os profissionais e valorizar o momento vivido por eles e por suas famílias. Os documentos são entregues juntamente com os originais apresentados pelos interessados, que devem assinar o termo de recebimento do certificado de revalidação.

A médica Nathalia Bragança de Oliveira, que recebeu o diploma revalidado 30 dias após dar entrada no processo na Ufac, disse ter escolhido a universidade pela organização e pelo prazo de entrega. “Foi muito rápido, um processo muito organizado também, desde o momento do início até agora.” Ela relatou que foi recebida com atenção pela equipe, que explicou todas as etapas do procedimento, disse esperar ingressar no mercado de trabalho e atender os pacientes com cuidado.



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Consu aprova comissão para destinar cotas a pessoas transgênero — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

2026.09.30 Reunião Consu-Ufac (2).JPG

O Conselho Universitário (Consu) da Ufac aprovou a criação de uma comissão para elaborar a proposta de cotas de acesso à graduação para pessoas transgênero, que é uma pauta da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), recentemente criada com o objetivo de expandir políticas de inclusão na universidade. A aprovação ocorreu nessa quarta-feira, 30, na 5ª Reunião Ordinária do Consu, realizada no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, campus-sede.

A Ufac já possui regulamentação que garante o acesso por cotas à comunidade transgênero na pós-graduação desde 2023. A proposta aprovada pelo Consu busca ampliar esse direito para a graduação, assegurando não apenas a entrada, mas também o acompanhamento para permanência de estudantes até a conclusão dos cursos.

A comissão terá prazo de 90 dias para realizar os estudos e apresentar a minuta final do projeto. O grupo terá formação intersetorial, reunindo representantes das três categorias acadêmicas: docentes, técnico-administrativos e discentes, além de representantes de entidades e movimentos sociais da sociedade civil voltados aos direitos da população transgênero no Acre.

“Reafirmamos nosso compromisso ao instituir a comissão que vai deliberar sobre as cotas trans”, disser o reitor Josimar Ferreira. “Trata-se de uma ação demandada pela sociedade para incluir populações historicamente invisibilizadas, garantindo que as ações afirmativas façam parte da história do nosso conselho.”

Segundo a pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade, Letícia Mamed, a política visa transformar a realidade de um dos grupos mais marginalizados socialmente. “Precisamos atentar para a garantia de acesso, permanência e dignidade para que essa comunidade possa construir seus projetos de vida com mais oportunidades”, comentou. “No Brasil, cerca de 30 universidades já adotam políticas semelhantes, e a Ufac dá um passo essencial para consolidar essa transformação.”

Integrante do Consu, a professora Raquel Ishii ressaltou que a comissão foi criada para ir além da gestão superior da universidade. “Considero essa aprovação uma grande vitória para a sociedade civil e para a universidade. A comissão amplia o debate da pós-graduação para a graduação. Trata-se de um grupo bem amplo, constituído não só pela gestão, mas com convites abertos ao Diretório Central dos Estudantes e a movimentos sociais externos à universidade.”

(Fhagner Soares, estagiário Ascom/Ufac)



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

SAE-CZS — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

SAE-CZS — Universidade Federal do Acre

A Diretoria Geral do Campus Floresta (DG-Camp), por meio do Setor de Assistência Estudantil (SAE-CZS), comunica a suspensão do Restaurante Universitário nesta segunda-feira, 28, para o Campus Floresta, em decorrência do ponto facultativo decretado pela Reitoria por meio da Portaria n.º 3.914, de 24/09/2026, em virtude da celebração do Aniversário do município de Cruzeiro do Sul (AC).
Contamos com a compreensão de toda a comunidade acadêmica.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS