ACRE
Numa era de crises ambientais, as mulheres mais próximas da destruição devem ser ouvidas | Omaira Bolaños
PUBLICADO
2 anos atrásem
Omaira Bolaños
EU aprendi sobre a importância das mulheres em pequenas comunidades com minha mãe. Ela era uma camponesa – uma camponês como dizemos em Colômbia – nas montanhas perto de Cali, onde cresci. Ela procurou comida na floresta e cultivou a terra para cultivar vegetais para alimentar a mim e aos meus quatro irmãos. São mulheres como ela que tento capacitar com o meu trabalho apoiando os direitos coletivos das mulheres indígenas e afrodescendentes na Ásia, África e América Latina.
Numa era de crises ambientais, as pessoas dessas comunidades têm um papel descomunal na prevenção da destruição da natureza e no abrandamento da crise climática. Colômbia, onde a biodiversidade Cop16 foi realizada na semana passada, é o lar de 10% de toda a vida na Terra, estendendo-se desde a densa floresta de manguezais da costa do Pacífico até a floresta amazônica. Muitas das comunidades com as quais trabalho convivem com esta natureza rica e fazem da sua sobrevivência parte da sua cultura, algo cada vez mais reconhecido na conservação. Isto é verdade desde o Círculo Polar Ártico até à floresta indonésia. A minha função é garantir que as mulheres destes locais recebam apoio prático e uma parte justa da crescente assistência financeira.
Existem duas barreiras principais para as mulheres nos locais onde trabalho. Primeiro, as mulheres das comunidades indígenas e afrodescendentes muitas vezes não conseguem organizar-se como entidades jurídicas. Isto significa que muitas vezes não se qualificam quando o financiamento fica disponível, como os 1,7 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de libras) de apoio direto que foi anunciado na Cop26 em Glasgow em 2021. Quando se estabelecem como grupos jurídicos, ajudo-os a navegar pelas extensas candidaturas e pela confusa rede de organizações financiadoras.
após a promoção do boletim informativo
Em seguida vem a discriminação dentro de suas próprias comunidades. As organizações que representam comunidades indígenas e afrodescendentes são quase sempre lideradas por homens. Se tiverem secções femininas, podem ser criticadas pelo seu próprio movimento. Eles são vistos como competição por recursos limitados. Pode haver tensões quando outros vêem as mulheres a organizarem-se com a sua própria voz e agenda, percebidas como estando separadas das prioridades dos líderes masculinos.
Há muito a ganhar garantindo que as mulheres recebam a sua parte justa. Num evento recente, um colega disse que quando você investe em um homem, você investe em um homem. Mas quando você investe numa mulher, você investe numa comunidade. As mulheres garantem que os seus filhos tenham oportunidades de educação e de vida melhor e, claro, cuidam dos seus parceiros. Com os grupos indígenas e afrodescendentes também há um enorme benefício para a natureza, pois são os detentores do conhecimento ancestral e garantem que ele seja transmitido de geração em geração, protegendo os ecossistemas e suas famílias.
Durante a pandemia de Covid, as mulheres desempenharam um papel vital nos grupos indígenas e afrodescendentes quando o mundo parou, tornando-se muitas vezes as principais intervenientes na procura de alimentos e na identificação de meios para sustentarem a si mesmas e aos outros.
Exemplos do que está em jogo estavam por toda parte na Cop16. O conflito na Colômbia forçou-me a partir para os EUA para minha segurança. Mas estou de volta à minha cidade natal e estou orgulhoso de que o mundo estivesse aqui.
Um dos principais conquistas da reunião era reconhecer formalmente os grupos afrodescendentes como parte do processo de biodiversidade da ONU, para que tenham voz garantida durante as negociações. O papel das comunidades indígenas também foi elevado. Temos de começar a pôr isto em prática e isso tem de incluir as mulheres.
Como dito a Patrick Greenfield
Relacionado
VOCÊ PODE GOSTAR
ACRE
Ufac faz cerimônia de entrega de diplomas médicos do Revalida — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
5 horas atrásem
2 de outubro de 2026A Ufac realizou a cerimônia de entrega da revalidação de diplomas médicos expedidos por instituições de ensino superior estrangeiras, referentes à edição 2025.2 do Revalida. O Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (Nurca) relaciona 67 certificados disponíveis para retirada. O ato ocorreu nesta sexta-feira, 2, no Nurca, campus-sede, e contou com a participação do reitor Josimar Ferreira.
“É inédito para nossa universidade fazer um ato que representa a entrega dos diplomas”, disse Josimar. Ele ressaltou a rapidez com que o processo foi concluído pela equipe do Nurca e pediu aos médicos que retribuam à sociedade com ética e acolhimento no atendimento, além de afirmar que a entrega demonstra o papel da universidade no reconhecimento daqueles que se formaram fora do Brasil.
Segundo o diretor do Nurca, Lucas de Araújo Moura, a Ufac realiza revalidações há alguns anos, mas as entregas dos certificados aconteciam de forma avulsa. Ele explicou que a proposta do ato simbólico foi atender os profissionais e valorizar o momento vivido por eles e por suas famílias. Os documentos são entregues juntamente com os originais apresentados pelos interessados, que devem assinar o termo de recebimento do certificado de revalidação.
A médica Nathalia Bragança de Oliveira, que recebeu o diploma revalidado 30 dias após dar entrada no processo na Ufac, disse ter escolhido a universidade pela organização e pelo prazo de entrega. “Foi muito rápido, um processo muito organizado também, desde o momento do início até agora.” Ela relatou que foi recebida com atenção pela equipe, que explicou todas as etapas do procedimento, disse esperar ingressar no mercado de trabalho e atender os pacientes com cuidado.
Relacionado
ACRE
Consu aprova comissão para destinar cotas a pessoas transgênero — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
1 dia atrásem
1 de outubro de 2026O Conselho Universitário (Consu) da Ufac aprovou a criação de uma comissão para elaborar a proposta de cotas de acesso à graduação para pessoas transgênero, que é uma pauta da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), recentemente criada com o objetivo de expandir políticas de inclusão na universidade. A aprovação ocorreu nessa quarta-feira, 30, na 5ª Reunião Ordinária do Consu, realizada no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, campus-sede.
A Ufac já possui regulamentação que garante o acesso por cotas à comunidade transgênero na pós-graduação desde 2023. A proposta aprovada pelo Consu busca ampliar esse direito para a graduação, assegurando não apenas a entrada, mas também o acompanhamento para permanência de estudantes até a conclusão dos cursos.
A comissão terá prazo de 90 dias para realizar os estudos e apresentar a minuta final do projeto. O grupo terá formação intersetorial, reunindo representantes das três categorias acadêmicas: docentes, técnico-administrativos e discentes, além de representantes de entidades e movimentos sociais da sociedade civil voltados aos direitos da população transgênero no Acre.
“Reafirmamos nosso compromisso ao instituir a comissão que vai deliberar sobre as cotas trans”, disser o reitor Josimar Ferreira. “Trata-se de uma ação demandada pela sociedade para incluir populações historicamente invisibilizadas, garantindo que as ações afirmativas façam parte da história do nosso conselho.”
Segundo a pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade, Letícia Mamed, a política visa transformar a realidade de um dos grupos mais marginalizados socialmente. “Precisamos atentar para a garantia de acesso, permanência e dignidade para que essa comunidade possa construir seus projetos de vida com mais oportunidades”, comentou. “No Brasil, cerca de 30 universidades já adotam políticas semelhantes, e a Ufac dá um passo essencial para consolidar essa transformação.”
Integrante do Consu, a professora Raquel Ishii ressaltou que a comissão foi criada para ir além da gestão superior da universidade. “Considero essa aprovação uma grande vitória para a sociedade civil e para a universidade. A comissão amplia o debate da pós-graduação para a graduação. Trata-se de um grupo bem amplo, constituído não só pela gestão, mas com convites abertos ao Diretório Central dos Estudantes e a movimentos sociais externos à universidade.”
(Fhagner Soares, estagiário Ascom/Ufac)
Relacionado
A Diretoria Geral do Campus Floresta (DG-Camp), por meio do Setor de Assistência Estudantil (SAE-CZS), comunica a suspensão do Restaurante Universitário nesta segunda-feira, 28, para o Campus Floresta, em decorrência do ponto facultativo decretado pela Reitoria por meio da Portaria n.º 3.914, de 24/09/2026, em virtude da celebração do Aniversário do município de Cruzeiro do Sul (AC).
Contamos com a compreensão de toda a comunidade acadêmica.
Warning: Undefined variable $user_ID in /home/u824415267/domains/acre.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/comments.php on line 48
You must be logged in to post a comment Login