ACRE
O acesso à educação climática é uma questão de justiça | Crise Climática
PUBLICADO
2 anos atrásem
Em seu poema O Direito de Sonhar (1995), o escritor uruguaio Eduardo Galeano imagina “como será o mundo em 2025”. Ele sonha com um futuro melhor onde haja respeito pela natureza, igualdade e paz.
Infelizmente, 2025 está chegando e não estamos nem perto de realizar o sonho de Galeano. Na verdade, encontramo-nos cada vez mais numa situação em que a sobrevivência da civilização humana está em jogo. Só este ano, milhões de pessoas em todo o mundo sofreram eventos climáticos extremos, temperaturas extraordinárias, genocídioe exposição mortal a produtos químicos tóxicos e poluição, levando a mortes em massa, ferimentos, deslocamento, pobreza e trauma.
Embora o futuro próximo pareça sombrio, os nossos sistemas educativos estão longe de fornecer às crianças as ferramentas e conhecimentos adequados para as ajudar a compreendê-lo.
As escolas continuam a ser campos de batalha para a construção de sociedades e a educação pode ser utilizada para manter o status quo ou para criar um futuro justo e sustentável. Em todo o mundo, regimes autoritários e de extrema-direita têm atacado consistentemente o acesso à educação pública, aos livros, à história racial e de género, e muito mais.
Mesmo em locais onde isto não está a acontecer, os sistemas educativos são simplesmente inadequados para preparar as novas gerações para viverem numa era de alterações climáticas e tomarem medidas sobre a mesma.
Num mundo onde as catástrofes climáticas perturbam o acesso à educação, onde a eco-ansiedade prevalece entre os jovens e onde a poluição afecta a saúde de milhões de crianças, devemos garantir que os jovens estejam equipados para enfrentar a crise climática.
O Relatório Global de Monitorização da Educação da UNESCO e o recente mapeamento global do Projecto MECCE mostraram que o mundo obteve apenas 50 por cento num teste sobre a extensão da cobertura dos sistemas educativos sobre as alterações climáticas nos seus currículos e programas de estudos. Mostrou também que a maior parte do conteúdo relacionado com as alterações climáticas ainda é ensinado apenas nas aulas de ciências e não é abordado noutras áreas disciplinares.
Frequentando escolas públicas no Texas, vi isso acontecendo na prática. Vi como as alterações climáticas foram brevemente mencionadas e apenas enquadradas como uma questão futura que afectará os ursos polares. As soluções apresentadas não foram além da reciclagem e da redução da pegada de carbono.
Só quando estagiei no programa Jovens Acadêmicos pela Justiça (YSJ), lançado pelo Povo Organizado em Defesa da Terra e dos Seus Recursos (PODER), liderado por mulheres, é que as peças começaram a se encaixar. O currículo do YSJ centra-se na organização da justiça ambiental, na história dos movimentos liderados por pessoas de cor, nas culturas indígenas locais e numa análise crítica das estruturas sociopolíticas.
Através de várias aulas, workshops de arte e poesia, oradores convidados e iniciativas de organização, consegui colocar palavras para descrever o quê, porquê e como das desigualdades que experimentei e observei à minha volta.
Foi também a primeira vez que percebi que o conhecimento tradicional é uma parte crítica das soluções climáticas. As histórias cosmológicas de plantas, espíritos de árvores, bodhisattvas, etc., transmitidas a mim por meus ancestrais Hakka e indígenas taiwaneses, eram cheias de sabedoria. O conhecimento cultural com o qual cresci era valioso fora de casa.
Nos anos seguintes, envolvi-me em inúmeras campanhas, desde a luta contra a indústria petroquímica e pelo acesso a água limpa e acessível, até à defesa da eliminação progressiva dos combustíveis fósseis e de políticas de impacto cumulativo.
A educação sobre justiça climática que recebi do PODER, das histórias da minha mãe, da minha comunidade, dos meus professores radicais e da organização permitiu-me transformar o desespero em ação. Vejo a educação como uma prática de liberdade, como uma oportunidade para recuperar a cultura, reescrever a história e reimaginar o nosso mundo.
Acredito que é imperativo que todos os alunos tenham acesso a uma educação climática abrangente, centrada em ecologias tradicionais, justiça, consciência crítica, aprendizagem sócio-emocional, STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática) e acção. Foi isso que me levou a co-criar currículos e programas de justiça ambiental junto com outras pessoas de cor.
Mesmo face à proibição de livros, aos ataques a diversas histórias e à ciência climática, temos de continuar a trabalhar para garantir que as comunidades tenham acesso a uma educação crítica. Isto é especialmente importante agora, uma vez que uma nova administração que defende a negação climática irá em breve assumir o poder nos Estados Unidos.
Devemos ir além da simples consciência da crise climática para compreender as suas causas e soluções sociopolíticas profundas. É por isso que apoio o apelo à ação sendo assinado por jovens e apoiado pela UNESCO para que a educação climática se adapte para que todos possamos nos tornar agentes de mudança capacitados.
Devemos à próxima geração fornecer-lhes as ferramentas e os conhecimentos necessários para enfrentar a crise climática e a opressão sistémica. Só então poderemos imaginar e construir um mundo diferente – e espero sinceramente que as nossas gerações futuras continuem a sonhar. Quem sabe em 2055 o sonho de Galeano se tornará realidade.
As opiniões expressas neste artigo são do próprio autor e não refletem necessariamente a posição editorial da Al Jazeera.
Relacionado
VOCÊ PODE GOSTAR
A Diretoria Geral do Campus Floresta (DG-Camp), por meio do Setor de Assistência Estudantil (SAE-CZS), comunica a suspensão do Restaurante Universitário nesta segunda-feira, 28, para o Campus Floresta, em decorrência do ponto facultativo decretado pela Reitoria por meio da Portaria n.º 3.914, de 24/09/2026, em virtude da celebração do Aniversário do município de Cruzeiro do Sul (AC).
Contamos com a compreensão de toda a comunidade acadêmica.
Relacionado
ACRE
Gestão da Ufac realiza visita ao laboratório Charles Mérieux — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
5 dias atrásem
25 de setembro de 2026A Ufac realizou uma visita institucional ao Centro de Infectologia Charles Mérieux (CICM). A agenda reuniu a gestão superior da universidade, pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e representantes do centro para alinhar propostas de cooperação que permitam o desenvolvimento de pesquisas avançadas e projetos de inovação em saúde pública nas instalações do laboratório. O encontro ocorreu nessa quinta-feira, 24.
O coordenador de Gestão e Infraestrutura do CICM, George Dobré, apresentou as propostas operacionais para viabilizar o uso da infraestrutura laboratorial por equipes de pesquisadores e estudantes da Ufac. A iniciativa visa unificar o potencial de pesquisa acadêmica da universidade com a capacidade tecnológica e de vigilância do centro.
A reunião contou com a presença do reitor Josimar Ferreira; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dionatas Meneguetti; do diretor de Pesquisa da Ufac, Thiago Augusto da Cunha; do diretor-geral da Fiocruz-RO, Jansen Medeiros; e dos pesquisadores da Fiocruz, Gabriel Melim e Deusilene Vieira, que também atua como coordenadora de Pesquisa, Vigilância e Educação do CICM.
(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)
Relacionado
ACRE
Membros da Academia Acreana de Letras visitam a Ufac — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
5 dias atrásem
25 de setembro de 2026O reitor da Ufac, Josimar Ferreira, recebeu membros da Academia Acreana de Letras (AAL), que vieram parabenizá-lo pelo mandato e iniciar as tratativas para fortalecimento da parceria institucional, com incentivo à cultura, à literatura e à extensão acadêmica no Estado. A visita de cortesia ocorreu nesta sexta-feira, 25, na sala de reuniões da Reitoria, campus-sede.
As instituições definiram como encaminhamento a elaboração de um termo de cooperação técnica para aproximar as ações da AAL dos cursos de graduação e das pró-reitorias, com destaque para a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. A parceria busca integrar a universidade aos projetos culturais da academia, além de apoiar a realização de um grande evento comemorativo ao aniversário da AAL, previsto para este ano, entre 29 de outubro e 17 de novembro.
“Recebo a Academia Acreana de Letras com muita gratidão. Vamos aproximá-la dos nossos processos formativos e das nossas ações de extensão”, disse o reitor Josimar Ferreira. “A universidade já planeja lançar um edital na área de cultura por meio da Agência de Inovação e a academia terá um papel central nesse contexto.”
O presidente da AAL, José Dourado de Souza, ressaltou a relevância da aproximação com a Ufac. “Ficamos muito felizes em prestar essa homenagem ao reitor Josimar, uma pessoa de muita experiência e aberta ao diálogo. A academia busca esse apoio institucional e de materiais para continuar promovendo eventos culturais e ações nas escolas.”
(Fhagner Soares, estagiário Ascom/Ufac)
Relacionado
PESQUISE AQUI
MAIS LIDAS
ACRE6 dias agoCurso de Música divulga chamada para Jornada Acadêmica — Universidade Federal do Acre
ACRE5 dias agoNAI da Ufac realiza evento cultural sobre arte, corpo e inclusão — Universidade Federal do Acre
ACRE5 dias agoMembros da Academia Acreana de Letras visitam a Ufac — Universidade Federal do Acre
ACRE5 dias agoGestão da Ufac realiza visita ao laboratório Charles Mérieux — Universidade Federal do Acre
Warning: Undefined variable $user_ID in /home/u824415267/domains/acre.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/comments.php on line 48
You must be logged in to post a comment Login