NOSSAS REDES

ACRE

‘Por muito tempo a literatura foi definida por um conjunto de pessoas’: escrevendo ao império e além | Livros

PUBLICADO

em

Ben Okri

To definir o passado de um povo é influenciar o seu futuro. O passado é o que constitui a maior parte da identidade de um povo. Não é, portanto, surpreendente que uma das maiores tendências da literatura contemporânea se centre no tema da identidade. Pode haver algo mais intolerável do que ouvir que você não tem história para contar e nenhuma civilização, e então ter uma nova língua e civilização imposta a você? Estas são as condições que levaram à revolta literária nas literaturas dos negros.

Os escritores negros têm uma longa história de “recuperação de narrativas”, tema da edição deste ano. Mês da História Negra no Reino Unido. As narrativas de ex-escravos na Grã-Bretanha foram as primeiras tentativas de recuperação da sua dignidade. O célebre romance de Chinua Achebe, Things Fall Apart, foi um dos primeiros grandes atos modernos de recuperação da alma de um povo. Foi inspirado em romances de império que mostravam os africanos sob uma luz degradante. A literatura africana do século XX nasceu da necessidade de combater as mentiras contadas sobre a África. A princípio, foi essencialmente uma literatura de revolta, reivindicação e restituição.

No meu romance Starbook de 2007, que reescrevi como O Último Presente dos Artistas Mestrespublicado em 2023, pretendi recuperar a narrativa do meu povo, mostrar algo de como ele era antes da chegada dos europeus às suas costas, pouco antes da Passagem Média. O facto, não ensinado nas escolas e universidades, é que África teve as suas civilizações, as suas línguas escritas, as suas epopeias, a sua grande arte, as suas religiões, a sua arquitectura, as suas mitologias. Mas a Europa deixou claro que África não tinha passado nem história sobre os quais valesse a pena falar. No processo, foi negada aos negros a humanidade, a agência e a realidade histórica.

Salman Rushdie chamou isso de império, escrevendo na época em que romancistas, poetas e dramaturgos compunham obras repudiando as percepções da literatura do império. Eram escritores como Achebe, Wole Soyinka, Efua Sutherland, Ngũgĩ wa Thiong’o, Abdulrazak Gurnah, Bessie Head e Edward Said. Eles lançaram suas ficções, poemas e polêmicas contra as implicações monolíticas das narrativas coloniais.

Mas foi mais do que apenas responder. A empresa colonial foi um grande acto de apagar a realidade da existência de todo um povo. Escrever foi um ato de tornar reais sua história e realidade.

A tarefa central dos escritores da experiência colonial ou negra é reivindicar de volta a sua humanidade. Esta necessidade profunda permeia a literatura de África e da diáspora, desde o século XVIII até aos dias de hoje. E continuará nas próximas décadas. Esse mesmo impulso encontrado nos livros de James Baldwin e Toni Morrison também pode ser encontrado em obras negras britânicas contemporâneas, como Small Island, de Andrea Levy, os poemas de Linton Kwesi Johnson e Jackie Kay, Girl, Woman, Other, de Bernardine Evaristo, e Caleb Azumah Nelson, best-seller Águas Abertas.

Este impulso existe hoje nos escritores afro-americanos que, trabalho após trabalho, empreendem a recuperação das suas almas, retirando-as da narrativa branca que os aprisiona na raça, no sofrimento e na escravatura. Ultimamente temos visto isso de Percival Everett, seja em Erasure ou James, selecionado pelo Booker, no qual ele reconta Huckleberry Finn da perspectiva do escravizado Jim. Everett é o mais recente de uma longa linha de autores que recontam textos canônicos brancos do ponto de vista de um personagem negro – Derek Walcott fez isso, por exemplo, com A Odisséia, enquanto Caryl Phillips fez isso com Otelo. Em James, Everett elabora outro tipo de dupla consciência, uma abordagem sutil da tese de WEB Dubois sobre a dupla maneira como a pessoa negra funciona em um mundo branco.

Este processo de recuperação tem um pedigree de séculos. O Antigo Testamento foi uma recuperação da história do povo judeu após décadas de escravidão no Egito faraônico. Virgílio, ironicamente na época colonial romana, estava recuperando a história com a Eneida. Neste épico, Virgílio dizia que da derrota dos troianos nasceu algo ainda maior do que os gregos. A derrota não foi definitiva. A maior prova dessa sobrevivência foi que puderam contar a sua história, do seu ponto de vista.

Todos os romances mostram secretamente como o mundo é de um determinado ponto de vista, e a política do império permeia a ficção britânica. Nesse sentido, a literatura nunca é inocente. Está sempre vendendo, postulando ou defendendo uma visão de como o mundo é. É por isso que a literatura deveria desafiar as implicações tácitas da sua própria visão de mundo. Escritores que tiveram suas histórias distorcidas, suas culturas denegridas, precisam também criar uma nova estética para suas obras. Precisam de propor outras formas de ser, de ver, para mostrar a riqueza e a validade de outras possibilidades culturais e artísticas.

pular a promoção do boletim informativo

Não basta escrever de volta. É preciso também escrever de forma duradoura. Somos obrigados a criar contraclássicos, obras que não suplantam o que já existe, mas convivem com eles, interrogando-os e oferecendo ao mundo alternativas intrigantes.

Por muito tempo a literatura foi definida estritamente por um conjunto de pessoas. Mas ser humano é algo vasto, e essa vastidão irá ampliar e até mesmo reimaginar como a experiência humana pode ser expressa na literatura.

Existem muitos escritores negros que não estão apenas respondendo, mas escrevendo em celebração, selvageria e liberdade que nada têm a ver com colonialismo e império. Reagir à história não é tudo o que os escritores negros estão fazendo. Há escritores que experimentam, escritores de fabulismo, escritores de novos mitos. Talvez o que seja necessário seja ir além da percepção limitada do que os escritores negros estão a fazer e aprender a apreciar o imenso alcance da sua liberdade literária, tanto quanto o seu sentido de responsabilidade histórica.

Vale lembrar que esta é uma tradição que inclui a pirotecnia linguística de Soyinka e as mitologias provocantes de Morrison. A imaginação e a criatividade dos escritores negros já ultrapassaram os limites da recuperação histórica em novos mundos e histórias. Eles constituem um dos grandes futuros da literatura.



Leia Mais: The Guardian

Advertisement
Comentários

Warning: Undefined variable $user_ID in /home/u824415267/domains/acre.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/comments.php on line 48

You must be logged in to post a comment Login

Comente aqui

ACRE

Ufac faz cerimônia de entrega de diplomas médicos do Revalida — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

Nathalia Oliveira, Ufac 2026.10.02.jpeg

A Ufac realizou a cerimônia de entrega da revalidação de diplomas médicos expedidos por instituições de ensino superior estrangeiras, referentes à edição 2025.2 do Revalida. O Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (Nurca) relaciona 67 certificados disponíveis para retirada. O ato ocorreu nesta sexta-feira, 2, no Nurca, campus-sede, e contou com a participação do reitor Josimar Ferreira.

“É inédito para nossa universidade fazer um ato que representa a entrega dos diplomas”, disse Josimar. Ele ressaltou a rapidez com que o processo foi concluído pela equipe do Nurca e pediu aos médicos que retribuam à sociedade com ética e acolhimento no atendimento, além de afirmar que a entrega demonstra o papel da universidade no reconhecimento daqueles que se formaram fora do Brasil.

Segundo o diretor do Nurca, Lucas de Araújo Moura, a Ufac realiza revalidações há alguns anos, mas as entregas dos certificados aconteciam de forma avulsa. Ele explicou que a proposta do ato simbólico foi atender os profissionais e valorizar o momento vivido por eles e por suas famílias. Os documentos são entregues juntamente com os originais apresentados pelos interessados, que devem assinar o termo de recebimento do certificado de revalidação.

A médica Nathalia Bragança de Oliveira, que recebeu o diploma revalidado 30 dias após dar entrada no processo na Ufac, disse ter escolhido a universidade pela organização e pelo prazo de entrega. “Foi muito rápido, um processo muito organizado também, desde o momento do início até agora.” Ela relatou que foi recebida com atenção pela equipe, que explicou todas as etapas do procedimento, disse esperar ingressar no mercado de trabalho e atender os pacientes com cuidado.



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

Consu aprova comissão para destinar cotas a pessoas transgênero — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

2026.09.30 Reunião Consu-Ufac (2).JPG

O Conselho Universitário (Consu) da Ufac aprovou a criação de uma comissão para elaborar a proposta de cotas de acesso à graduação para pessoas transgênero, que é uma pauta da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), recentemente criada com o objetivo de expandir políticas de inclusão na universidade. A aprovação ocorreu nessa quarta-feira, 30, na 5ª Reunião Ordinária do Consu, realizada no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, campus-sede.

A Ufac já possui regulamentação que garante o acesso por cotas à comunidade transgênero na pós-graduação desde 2023. A proposta aprovada pelo Consu busca ampliar esse direito para a graduação, assegurando não apenas a entrada, mas também o acompanhamento para permanência de estudantes até a conclusão dos cursos.

A comissão terá prazo de 90 dias para realizar os estudos e apresentar a minuta final do projeto. O grupo terá formação intersetorial, reunindo representantes das três categorias acadêmicas: docentes, técnico-administrativos e discentes, além de representantes de entidades e movimentos sociais da sociedade civil voltados aos direitos da população transgênero no Acre.

“Reafirmamos nosso compromisso ao instituir a comissão que vai deliberar sobre as cotas trans”, disser o reitor Josimar Ferreira. “Trata-se de uma ação demandada pela sociedade para incluir populações historicamente invisibilizadas, garantindo que as ações afirmativas façam parte da história do nosso conselho.”

Segundo a pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade, Letícia Mamed, a política visa transformar a realidade de um dos grupos mais marginalizados socialmente. “Precisamos atentar para a garantia de acesso, permanência e dignidade para que essa comunidade possa construir seus projetos de vida com mais oportunidades”, comentou. “No Brasil, cerca de 30 universidades já adotam políticas semelhantes, e a Ufac dá um passo essencial para consolidar essa transformação.”

Integrante do Consu, a professora Raquel Ishii ressaltou que a comissão foi criada para ir além da gestão superior da universidade. “Considero essa aprovação uma grande vitória para a sociedade civil e para a universidade. A comissão amplia o debate da pós-graduação para a graduação. Trata-se de um grupo bem amplo, constituído não só pela gestão, mas com convites abertos ao Diretório Central dos Estudantes e a movimentos sociais externos à universidade.”

(Fhagner Soares, estagiário Ascom/Ufac)



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

ACRE

SAE-CZS — Universidade Federal do Acre

PUBLICADO

em

SAE-CZS — Universidade Federal do Acre

A Diretoria Geral do Campus Floresta (DG-Camp), por meio do Setor de Assistência Estudantil (SAE-CZS), comunica a suspensão do Restaurante Universitário nesta segunda-feira, 28, para o Campus Floresta, em decorrência do ponto facultativo decretado pela Reitoria por meio da Portaria n.º 3.914, de 24/09/2026, em virtude da celebração do Aniversário do município de Cruzeiro do Sul (AC).
Contamos com a compreensão de toda a comunidade acadêmica.

 



Leia Mais: UFAC

Continue lendo

MAIS LIDAS