ACRE
Como o genocídio destruiu o nosso mar | Conflito Israel-Palestina
PUBLICADO
2 anos atrásem
Em junho, vi o mar pela primeira vez desde o início da guerra, mas não foi um encontro feliz. O exército israelita tinha acabado de emitir uma ordem repentina de evacuação da área onde estávamos, por isso tivemos que fugir para a “área segura” da praia em az-Zawayda.
Na pressa de partir e morar, não levamos nada além dos documentos – nem roupa para trocar, nem cobertores para colocar no chão; sem panelas, panelas ou utensílios para cozinhar. Pagamos mais de US$ 100 por lonas plásticas para que pudéssemos montar uma barraca e tentar nos instalar, enquanto nos sentíamos expostos e vulneráveis.
As semanas seguintes que passamos na praia me fizeram odiar o mar. O que antes era um local de relaxamento e diversão tornou-se um local de tristeza, raiva e frustração, à medida que enfrentávamos a dura rotina da nossa vida na tenda. Cada dia era repleto de desespero, fome e doença. Percebi que este genocídio está destruindo não apenas vidas e corpos humanos, mas também tudo o que costumava nos trazer felicidade e alegria.
Quando a praia era um lugar divertido para se estar
Antes da guerra, eu costumava ir para o mar quando me sentia estressado por causa dos estudos, das provas ou do excesso de trabalho. Às vezes, eu caminhava à beira-mar às 7h, curtindo o chilrear dos pardais e ouvindo meus podcasts favoritos.
Também fui à praia depois do trabalho com meus colegas. Íamos a um restaurante à beira-mar e nos divertíamos muito lá. Foi um ótimo lugar para relaxar e aproveitar a brisa fresca.
As famílias também adoraram o mar. Ir à praia no fim de semana seria um assunto elaborado. As crianças ficavam animadas um dia antes de uma viagem à praia, arrumando seus equipamentos de natação e brinquedos de praia. Os pais preparavam cadeiras de praia, toalhas e muitas frutas e outros petiscos.
No dia da viagem, as famílias levantavam-se cedo para as orações do fajr e partiam o mais rápido possível em pequenos ônibus ou carros que alugavam. Quem chegasse cedo teria a oportunidade de ver os pescadores descarregando na praia o seu pescado: montes de douradas, sardinhas, salmonetes, entre outros.
Logo após chegarem, as famílias tomavam café da manhã na praia. O cardápio sempre incluía homus cremoso e falafel crocante, tomilho, azeite, azeitonas verdes, pão pita quente e chá fumegante. Essas comidas e bebidas são deliciosas, não importa onde sejam apreciadas. Mas havia algo de particularmente especial em saboreá-los olhando o mar, respirando o ar puro e ouvindo as ondas.
As crianças passavam a manhã brincando na água, empinando pipas e construindo castelos de areia, deixando a imaginação criar seus próprios mundinhos. Os pais brincavam com os filhos ou relaxavam nas cadeiras de praia.
Por volta do meio-dia, começariam os preparativos para o almoço. O cheiro de churrasco enchia a praia. Carne escaldante seria servida junto com saladas frescas feitas de tomate, cebola, pimentão verde e salsa. Enquanto isso, os vendedores tentavam os banhistas com milho grelhado e maçãs doces.
Em algum momento apareciam camelos e cavalos, oferecendo passeios para crianças e adultos. Haveria vôlei de praia, futebol, surf (se as ondas permitissem) e muita natação.
O dia na praia não terminaria ao pôr do sol. Ao anoitecer começava a música, o canto e a dança. Alguns pegavam tablas, batiam um ritmo e cantavam; outros tocavam suas músicas favoritas em seus telefones ou alto-falantes portáteis. Jovens e velhos se divertiam até meia-noite antes de voltar para casa para um banho rápido e uma noite de sono tranquila.
Um acampamento de desespero na costa
Quando chegamos à praia em az-Zawayda, não havia alegria alguma. Em vez disso, vimos rostos pálidos e enrugados, cheios de tristeza e desespero. A costa estava lotada, mas não com banhistas. Pessoas famintas e exaustas que perderam lares, entes queridos e esperança viviam em tendas em condições desumanas. Não houve risos e música, houve apenas tristeza e luto. Ficou claro que a guerra genocida ceifou não apenas vidas, mas também o próprio espírito do povo.
Sob o sol escaldante do verão, havia pouco alívio do calor. Algumas pessoas sentavam-se no mar esperando se refrescar. Aqueles acampados em tendas voltadas diretamente para o sol corriam maior risco de exaustão pelo calor e insolação.
A praia não possuía quase nenhuma infraestrutura para sustentar os milhares de pessoas acampadas nela. Havia banheiros improvisados que quase não ofereciam privacidade e que irradiavam mau cheiro, especialmente à noite. Era difícil encontrar água doce e tínhamos que caminhar longas distâncias para conseguir apenas um galão. Doenças, incluindo diarreia, hepatite e gripe, eram galopantes – e também pragas como moscas e escorpiões. Todo o lugar estava coberto de lixo.
Os restaurantes foram substituídos por vendedores em barracas improvisadas, vendendo falafel, café e chá ou pão a preços quatro a cinco vezes mais elevados do que antes da guerra.
Podíamos ver pescadores, determinados a sustentar as suas famílias famintas, a enfrentar o mar e o fogo das canhoneiras e dos soldados israelitas, mas regressavam com muito pouca pesca nas águas pouco profundas.
Passámos duas semanas nesta praia de desespero, partilhando a miséria dos outros residentes deslocados.
Um mar frio e impiedoso
Saí da praia, mas meus pensamentos permaneceram com as pessoas que conheci lá. À medida que o inverno se aproxima, fico pensando na nova onda de miséria que os deslocados daquela praia enfrentarão.
O calor do verão, as doenças e os insetos serão substituídos pelas doenças e sofrimentos do inverno. Nem mesmo os remédios ou vitaminas mais simples estão disponíveis para ajudar a curar resfriados ou gripes, o que pode ser uma sentença de morte para os exaustos e famintos.
As tendas improvisadas onde muitas pessoas vivem não as protegerão dos ventos gelados e das fortes chuvas. As noites trazem um frio devastador que penetra nas poucas roupas que as pessoas têm, deixando muitos, especialmente recém-nascidos e crianças pequenas, vulneráveis à hipotermia. O aquecimento é incrivelmente caro; quase não se encontra gás, enquanto a madeira está disponível, mas ao preço de US$ 9 o quilograma (duas libras).
Já se passaram quatro meses desde que saímos da praia do desespero. Mas ainda me lembro do som do mar. As ondas batiam com fúria na praia, o vento soprava mas não trazia alívio. Quase parecia que o mar também se voltara contra nós.
As opiniões expressas neste artigo são do próprio autor e não refletem necessariamente a posição editorial da Al Jazeera.
Relacionado
VOCÊ PODE GOSTAR
ACRE
Ufac faz cerimônia de entrega de diplomas médicos do Revalida — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
2 dias atrásem
2 de outubro de 2026A Ufac realizou a cerimônia de entrega da revalidação de diplomas médicos expedidos por instituições de ensino superior estrangeiras, referentes à edição 2025.2 do Revalida. O Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (Nurca) relaciona 67 certificados disponíveis para retirada. O ato ocorreu nesta sexta-feira, 2, no Nurca, campus-sede, e contou com a participação do reitor Josimar Ferreira.
“É inédito para nossa universidade fazer um ato que representa a entrega dos diplomas”, disse Josimar. Ele ressaltou a rapidez com que o processo foi concluído pela equipe do Nurca e pediu aos médicos que retribuam à sociedade com ética e acolhimento no atendimento, além de afirmar que a entrega demonstra o papel da universidade no reconhecimento daqueles que se formaram fora do Brasil.
Segundo o diretor do Nurca, Lucas de Araújo Moura, a Ufac realiza revalidações há alguns anos, mas as entregas dos certificados aconteciam de forma avulsa. Ele explicou que a proposta do ato simbólico foi atender os profissionais e valorizar o momento vivido por eles e por suas famílias. Os documentos são entregues juntamente com os originais apresentados pelos interessados, que devem assinar o termo de recebimento do certificado de revalidação.
A médica Nathalia Bragança de Oliveira, que recebeu o diploma revalidado 30 dias após dar entrada no processo na Ufac, disse ter escolhido a universidade pela organização e pelo prazo de entrega. “Foi muito rápido, um processo muito organizado também, desde o momento do início até agora.” Ela relatou que foi recebida com atenção pela equipe, que explicou todas as etapas do procedimento, disse esperar ingressar no mercado de trabalho e atender os pacientes com cuidado.
Relacionado
ACRE
Consu aprova comissão para destinar cotas a pessoas transgênero — Universidade Federal do Acre
PUBLICADO
3 dias atrásem
1 de outubro de 2026O Conselho Universitário (Consu) da Ufac aprovou a criação de uma comissão para elaborar a proposta de cotas de acesso à graduação para pessoas transgênero, que é uma pauta da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), recentemente criada com o objetivo de expandir políticas de inclusão na universidade. A aprovação ocorreu nessa quarta-feira, 30, na 5ª Reunião Ordinária do Consu, realizada no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, campus-sede.
A Ufac já possui regulamentação que garante o acesso por cotas à comunidade transgênero na pós-graduação desde 2023. A proposta aprovada pelo Consu busca ampliar esse direito para a graduação, assegurando não apenas a entrada, mas também o acompanhamento para permanência de estudantes até a conclusão dos cursos.
A comissão terá prazo de 90 dias para realizar os estudos e apresentar a minuta final do projeto. O grupo terá formação intersetorial, reunindo representantes das três categorias acadêmicas: docentes, técnico-administrativos e discentes, além de representantes de entidades e movimentos sociais da sociedade civil voltados aos direitos da população transgênero no Acre.
“Reafirmamos nosso compromisso ao instituir a comissão que vai deliberar sobre as cotas trans”, disser o reitor Josimar Ferreira. “Trata-se de uma ação demandada pela sociedade para incluir populações historicamente invisibilizadas, garantindo que as ações afirmativas façam parte da história do nosso conselho.”
Segundo a pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade, Letícia Mamed, a política visa transformar a realidade de um dos grupos mais marginalizados socialmente. “Precisamos atentar para a garantia de acesso, permanência e dignidade para que essa comunidade possa construir seus projetos de vida com mais oportunidades”, comentou. “No Brasil, cerca de 30 universidades já adotam políticas semelhantes, e a Ufac dá um passo essencial para consolidar essa transformação.”
Integrante do Consu, a professora Raquel Ishii ressaltou que a comissão foi criada para ir além da gestão superior da universidade. “Considero essa aprovação uma grande vitória para a sociedade civil e para a universidade. A comissão amplia o debate da pós-graduação para a graduação. Trata-se de um grupo bem amplo, constituído não só pela gestão, mas com convites abertos ao Diretório Central dos Estudantes e a movimentos sociais externos à universidade.”
(Fhagner Soares, estagiário Ascom/Ufac)
Relacionado
A Diretoria Geral do Campus Floresta (DG-Camp), por meio do Setor de Assistência Estudantil (SAE-CZS), comunica a suspensão do Restaurante Universitário nesta segunda-feira, 28, para o Campus Floresta, em decorrência do ponto facultativo decretado pela Reitoria por meio da Portaria n.º 3.914, de 24/09/2026, em virtude da celebração do Aniversário do município de Cruzeiro do Sul (AC).
Contamos com a compreensão de toda a comunidade acadêmica.
Warning: Undefined variable $user_ID in /home/u824415267/domains/acre.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/comments.php on line 48
You must be logged in to post a comment Login